Reportagem da Benfica TV, sobre a Gala Final
22 dezembro 2007
Boas Festas!
10 novembro 2007
Fair-Play vence Jogos Sem Fronteiras
Desde a primeira prova a Equipa Fair-Play destinguiu-se, uma vez mais, pela boa disposição, espírito desportivo e pela forma cuidada e planeada com que encararam cada jogo, o que faz desta equipa uma forma única e original de estar no desporto e no movimento associativo concelhio.
Destacamos também a iniciativa e a originalidade deste evento, assim como os cerca de 120 jovens e menos-jovens participantes numa actividade que desejamos tenha sequência no próximo ano.
Parabéns a todos os participantes, à organização e sobretudo a aos Vencedores - Equipa FAIR-PLAY.
04 outubro 2007
Recomeçaram as actividades de CAPOEIRA e GINÁSTICA
Estas são duas actividades que a Casa do Benfica em Mira organiza pelo segundo ano consecutivo e que tem tido a aceitação e adesão de dezenas de praticantes de todas as idades.
Deste modo, informam-se todos os interessados em praticarem qualquer uma destas actividades o poderão fazer telefonicamente para o número 962 443 283, para o email casabenficamira@gmail.com, ou ainda no local, nos dias seguintes:
Capoeira
2ª e 4ª Feiras - 19.30 h
Sábados - 16.30 h

Ginástica
3ª e 5ª Feiras - 18.00 h

Casa do Benfica em Mira
18 setembro 2007
Mais um êxito nas modalidades: Telma de prata!

Mundial do Rio de Janeiro
A portuguesa Telma Monteiro (Atleta do Benfica) arrecadou este domingo a medalha de prata no Mundial de Judo, na categoria de -52kg. A benfiquista só foi batida na final pela chinesa Junjie Shi, num combate muito renhido e onde Telma até esteve em vantagem.
Trata-se, ainda assim, do melhor resultado de sempre do judo português, tendo garantido, ainda, um lugar à judoca nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Refira-se que, nas meias-finais, Telma batera a brasileira Érika Miranda.
27 agosto 2007
Nelson Évora - Campeão do Mundo do Triplo Salto!

A medalha de prata foi para Jadel Gregório, com 17,59 metros, ficando o norte-americano Walter Davies no terceiro lugar, com 17,33 metros.
O cubano Osniel Tosca, o brasileiro Jadel Gregório, o britânico Phillips Idowu e os americanos Walter Davies e Aarik Wilson não tiveram, assim, chances na luta pela medalha de ouro.
Évora foi sempre mais forte, liderando desde o primeiro salto, altura em que obteve 17,41 metros.
20 agosto 2007
José António Camacho - O novo timoneiro

39 meses depois de ter deixado a Luz, seduzido pelo canto de sereia do Real Madrid, José Antonio Camacho está de regresso a um clube com o qual criou fortes laços de empatia. A sua primeira passagem pelo Benfica teve início no final de 2002, cinco meses depois do Mundial da Coreia, onde levou a selecção espanhola aos quartos-de-final. Jesualdo Ferreira tinha sido despedido, após a derrota com o Gondomar, para a Taça de Portugal, Chalana assegurava a transição. Camacho chegava pouco depois e anunciava a sua entrada em cena com uma vitória em Alvalade, que devolveu o sorriso aos adeptos encarnados. O segundo lugar no final da temporada, atrás de um implacável F.C. Porto comandado por José Mourinho, era suficiente para considerar positivo o primeiro balanço: no ano anterior, o quarto lugar nem sequer dera acesso às competições europeias.
No ano seguinte, Camacho repetiu a classificação final, atrás de um F.C. Porto que juntava a Liga dos Campeões à Taça UEFA do ano anterior. Mas pela primeira vez desde 1996 o Benfica tinha um troféu relevante para festejar: a conquista da Taça no Jamor, diante de esse mesmo F.C. Porto, confirmava o crescimento desportivo de uma equipa que, mesmo abalada pelo pesadelo da morte em campo de Fehér (a 25 de Janeiro de 2004), se mostrava a mais consistente da última década. O discurso directo e determinado do técnico espanhol caía bem nos adeptos e ainda melhor em Luís Filipe Vieira, que nunca escondeu a sua admiração pelo treinador que, em Maio desse ano, confrontava os responsáveis do Benfica com a proposta irrecusável de substituir Carlos Queirós no Real Madrid. Saía profetizando o sucesso a curto prazo do Benfica, que Trapattoni viria a confirmar, um ano depois. Deixava saudades e a promessa de que, como treinador ou adepto, nunca viria a quebrar a ligação privilegiada com o Benfica e com o seu actual presidente.O tempo deu-lhe razão.
2002/03 (Entrou após a 12ª jornada) Liga (2º lugar): 22 jogos; 16 vitórias; 4 empates; 2 derrotas (47-16)
2003/04 Liga (2º lugar): 34 jogos; 22 vitórias; 8 empates; 4 derrotas (62-28)
Total: 71 jogos; 47 vitórias; 14 empates; 10 derrotas
17 agosto 2007
Aí está o Campeonato da Liga!

06 agosto 2007
Participação no Torneio de Futebol de Praia 2007
A nossa equipa estreou-se com uma vitória estrondosa e incontestável de 10-2 sobre a equipa do Neuce Team.
Este ano temos o honroso patrocínio da empresa - SOMENGIL, a quem desde já agradecemos a colaboração e todo o apoio dado e a disponibilidade demonstrada desde o primeiro contacto.
Agradecemos ainda à BRINDAV, pela cedência das camisolas para uso no torneio.
Deste modo e com todo este apoio esperamos uma vez mais este ano dignificar a nossa Casa e ao mesmo tempo promover aqueles que em nós acreditaram e que nos apoiaram desde o primeiro minuto, sem reservas.
A ficha do primeiro jogo que se realizou no passado sábado, 4 de agosto, pelas 16 horas, no campo situado no areal da Praia de Mira, é a seguinte:
Equipas
Casa do Benfica em Mira/SOMENGIL - Pedro Jesus, Martins, Fábio Nelo, João Oliveira, Luís Leitão, Teodoro, André Leandro, Natan
Delegado - Bruno Maduro
Neuce Team - João leigo, Paulo Milheiro, Dinis Santos, Nicola Cravo, Pedro Pauseiro, Mário Freire, Miguel Pinto, Pedro Cuco, David Estrafalhote
Delegado - José Paulo
Resultado final - Casa do Benfica/SOMENGIL - 10 Neuce Team - 2
Marcadores - João Oliveira, Teodoro (4), André Leandro (5), Paulo Milheiro, Mário Freire
Queremos ainda destacar a infelicidade, logo nos primeiros segundos de jogo, do nosso jogador Luís Leitão, que na disputa de uma bola dividida, se magoou na perna direita o que o impediu de continuar o jogo e possivelmente o impedirá também de fazer resto do torneio.
Uma nota mais positiva, é de que a lesão não será tão grave como inicialmente se chegou a suspeitar.
Para ele dedicamos esta primeira vitória e desejamos a rápida recuperação de um elemento, que no ano anterior foi um dos grandes jogadores da equipa e do torneio.
As melhoras Luís!

26 julho 2007
Obrigado Simão Sabrosa!

Inevitável?...
Talvez, no entanto fica para todos nós Benfiquistas a tristeza e a memória de grandes jogos, grandes golos e grandes vitórias do nosso Capitão.
Obrigado Simão!
19 julho 2007
Luz tem novo relvado!

O Estádio da Luz tem um novo relvado desde esta quarta-feira. O novo tapete foi, segundo os responsáveis benfiquistas, colocado em tempo recorde (pode conferir na fotografia a nova relva, minutos depois de totalmente colocada). De facto, foram precisos apenas dois dias e meio (entre segunda-feira e esta quarta-feira ao final da manhã) para que tal acontecesse.
O relvado antigo, que fez a sua última "aparição" pública no espectáculo das "Sete Maravilhas", deu, assim, lugar a um novo tapete verde e que, decerto, deixará os sócios e adeptos benfiquistas muito orgulhosos, além de fazer as delícias dos jogadores do plantel principal do Benfica.
Mário Dias, vice-presidente do clube da Luz, confirmou ao Site Oficial do Benfica que «a base existente, muito forte e compacta, permitiu que a nova relva fosse colocada com maior rapidez que o habitual», congratulando-se com a «brevidade» com que tal aconteceu. Dias frisou, por outro lado, que será realizada uma «manutenção que permita ao relvado ficar mais fixo e estável para que antes do primeiro jogo oficial da época esteja em perfeitas condições».
Aquele responsável lembrou mesmo que não se deverão ver tufos de relva levantar, aquando dos primeiros jogos, notando que «tais situações só sucedem quando se joga poucos dias depois da colocação dos relvados».
Note-se ainda que o novo relvado da Luz é oriundo de Vila Nova de Mil Fontes, precisamente do mesmo viveiro onde grandes clubes europeus, como o Real Madrid ou o Chelsea, se abastecem na hora de renovar os respectivos tapetes.
Texto: Ricardo Soares
14 julho 2007
Passeio Cicloturístico 2007
Pretende-se que este evento passe a ter um a calendarização anual, dentro das actividades da nossa Casa.
A Casa do Benfica em Mira agradece à empresa Viveiros da Quinta pelas árvores cedidas e à Câmara Municipal pelas lembranças que foram distribuídas por todos os participantes.
Deixamos algumas fotos do convívio entre os participantes (clicar na imagem em baixo), como forma de agradecimento a todos os que num domingo de manhã a prometer chuva, se mostraram aptos para pedalar, a cavar e a plantar - "A sua Árvore".
Mira à Roda - Casa do Benfica em Mira |
30 junho 2007
"Mira à Roda" - I Passeio Cicloturístico

22 junho 2007
Passeio Cicloturístico - "MIRA À RODA"

Este evento enquadra-se nas actividades previstas para o ano de 2007 e tem como objectivo essencial a prática de actividade física, o convívio e o contacto com a natureza, com destaque para a plantação de árvores ripícolas para protecção dos cursos de água e que poderão ser "apadrinhadas" por um participante e/ou uma família.
O percurso realizar-se-á na Pista Ciclopedonal de Mira, com concentração e saída junto à Sede da Casa do Benfica em Mira e deslocação para o ponto de partida na Pista.
Destaque ainda para um almoço que será partilhado pelos participantes, os quais deverão levar para o local de concentração (Sede) o "farnel" que depois será transportado pela organização do Passeio até ao local do almoço.
A organização estará a cargo da Casa do Benfica em Mira, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Mira e o prestigioso patrocínio dos "Viveiros da Quinta".
A inscrição é gratuita e deverá ser feita até dia 28 de Junho (só estes terão uma lembrança garantida), para o endereço electrónico: casabenficamira@gmail.com e telefonicamente para 962 443 283 (Pedro Gordo) ou 966 109 142 (Luís Caetano).
21 junho 2007
Óscar Cardozo
(parece prometer!...)
30 maio 2007
I Jornadas "Saúde no Desporto" do SLB

Sexta-feira (29 de Junho)
9:00-12:00 WorkShop Novartis “Ultra-Sons e Sonofurese”
Dr. Telmo Firmino - Fisioterapeuta
14:30h Abertura
15:00h - “Formar a melhor equipa“
Prof. Jorge Araujo – Pres.TeamWork
15:30h – “Doping e alimentação”
Dr. Jorge Barbosa – Lic. Farmácia /Toxicologia
16:00h – “Suplementos: para a saúde ou para o rendimento?”
Prof. Doutor Themudo Barata - Médico
16:30h-17:00h Coffe-break
17:00h – “Aplicação de instrumentos de Gestão.”
Mestre José Pereira – Director de departamento de assuntos sociais e culturais da C.M. Oeiras
17:30h – “O treino de força no contexto desportivo: da formação à alta competição.”
Prof. Doutor. Paulo Rocha – Fisiologista do exercicio
20:30h – Jantar (por inscrição)
Sábado (30 de Junho)
10:00h – “New insight on the adaptation and treatment of tendon related overuse injuries.”
Prof.Doutor. Henning Landberg - Fisioterapeuta
10:30h – “O efeito das ligaduras funcionais da tibio-társica na propriocepção.”
Mestre José Esteves - Fisioterapeuta
11:00h-11:30h Coffe-break
11:30h – “Estratégias de rastreio médico para participação desportiva”
jornadasDr. Fonseca Esteves- Médico
12:00h – “Avaliação da função neuromuscular”
Prof. Doutor Pedro Pezarat Correia – Prof. Universitário
12:30h-14:00h Almoço
14:00h – “Lesão do LCA: diagnostico e tratamento.”
Dr.António Martins - Médico
14:30h – Fisioterapia nas ligamentoplastias do Ligamento Cruzado Anterior: Tendências actuais.”
Dr. Raul Oliveira – Fisioterapeuta / Dr. Nuno Morais - Fisioterapeuta
15:00h – “Ombro doloroso do atleta.”
Dr.António Cartucho - Médico
15:30h – “Análise da avaliação em fisioterapia de utentes com conflito sub-acromial e instabilidade gleno-umeral.”
Dr. Ricardo Matias - Fisioterapeuta
16:00h-16:30h Coffe-break
16:30h – “Intervenção psicológica e lesão desportiva.”
Mestre Ana Ramires - Psicóloga
17:00h – “Actividades desportivas de baixo impacto.”
Dr. Paulo Araújo - Fisioterapeuta
17:30h Encerramento

14 maio 2007
Sarau Desportivo

08 maio 2007
Sarau Desportivo

15 abril 2007
Torneio de Futsal

12 abril 2007
02 abril 2007
Capoeira presente no - Mira Basket Cup

02 março 2007
Bento – A fera das balizas
A estória de uma paixão “encarnada”
As suas defesas voaram até Lisboa, onde o Sporting demonstrou interesse. Mas Bento não gostou da forma como os dirigentes leoninos quiserem vê-lo desvinculado do seu clube de sempre e não foi de modas: regressou a casa. Quem aproveitou tal brinde foi o Barreirense. Corria o ano de 1966, andava a Selecção Nacional a encantar meio mundo em terras de Sua Majestade, e o menino Bento tornava-se num reforço da turma da margem sul, satisfazendo o desejo do guardião, ou seja, ressarcindo o Goleganense. Passaram-se dois anos até que Bento obtivesse uma simbólica vitória ao serviço da turma do Barreiro: nem mais, diante do Sporting.
Bento tornou-se, indirectamente, num dos obreiros de mais um título do Benfica – visto que os “leões” até estavam bem lançados para tentar alcançar o ceptro máximo – e desde então que não mais os “encarnados” deixaram de lançar sérias propostas ao Barreirense, tendo em vista a contratação de Manuel Bento.
Pela “porta grande”
Felino, guerreiro e uma das caras (e mãos) da mística do Benfica, Manuel Bento tornou-se no senhor das redes do Glorioso ao longo de quase duas décadas, tendo conquistado, no total, 16 títulos. Razão para dizer que é... obra. E só não ganhou, igualmente, a Taça UEFA, porque o Benfica perdeu a final diante do Anderlecht, no início da década de 80. Seria o merecido reconhecimento europeu para uma brilhante carreira onde, entre milagrosas defesas, conseguiu estar 1290 minutos consecutivos sem golos sofrer. Mas mais que sofrer, até chegou a marcar golos (de penalty) em eliminatórias europeias.
O “Homem de Borracha”, como lhe chamavam os jornalistas britânicos também se tornou conhecido pelo mundo fora, tendo defendido as redes lusas no electrizante EURO 84 e no Mundial 86, embora aí tenha vivido a fase mais melindrosa da sua carreira, quando contraiu uma grave lesão num dos treinos realizados após a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Rude golpe para uma Selecção que não mais se endireitou, perdendo com a Polónia e Marrocos e regressando a casa sob o estigma de “Saltillo”.
Para a história:• Manuel Galrinho Bento• Golegã, 25 de Junho de 1948• Guarda-redes• 18 épocas no Benfica (1972-90)• 466 jogos• 8 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças• 63 Internacionalizações
Texto: Ricardo Soares
Bibliografia: “Grande Enciclopédia DN dos Europeus de Futebol”; “100 Anos, 100 Troféus”; “Memorial Benfica - 100 Glórias”; “História de 50 Anos do Desporto Português de A Bola” e “The World Encyclopedia of Football”.
01 março 2007
Faleceu Manuel Galrinho Bento

Falecimento de Manuel Galrinho Bento
É com profunda consternação que a Direcção do Sport Lisboa e Benfica recebeu hoje a notícia do falecimento de Manuel Galrinho Bento, uma das grandes referências do nosso Clube e do desporto português.
A família benfiquista está mais pobre com a partida do Bento. Foi um dos jogadores com mais presenças na equipa do Benfica, contribuindo para a conquista de 22 títulos. Um guarda-redes de dimensão mundial. E acima de tudo, um grande homem. Depois de terminar a sua carreira de futebolista, continuou ligado ao Clube como treinador de guarda-redes. Actualmente fazia parte dos quadros técnicos do futebol de formação onde passava toda a sua experiência e conhecimentos aos nossos jovens atletas.
Já é grande a saudade que toda a família benfiquista sente pelo desaparecimento deste grande homem, que jamais será esquecido.
À família enlutada a Direcção do Sport Lisboa e Benfica presta as mais sentidas condolências."
22 fevereiro 2007
Equipa Sénior de Basket em Mira

A equipa Profissional de Basket do Sport Lisboa e Benfica irá estar presente num jantar a realizar no próximo Sábado, dia 24 de Fevereiro de 2007, pelas 21.30 horas, na sede da União Desportiva da Presa, na localidade da Presa, concelho de Mira.
Este jantar convívio é uma excelente oportunidade para estar lado a lado com alguns internacionais da modalidade, de diversas nacionalidades e também de duas figuras míticas do Basquetebol Benfiquista e também nacional - Pedro Miguel e Carlos Lisboa (agora pertencentes à equipa técnica).
10 fevereiro 2007
Roda de Capoeira
Participaram na Roda de Capoeira, cerca de seis dezenas de capoeiristas dos mais variados escalões etários, praticantes do Grupo de Capoeira "Movimentos Portugal" do concelho de Mira e Vagos.
A Casa do Benfica em Mira, vem por este meio agradecer a todos quanto nela participaram e a todos os que puderam assistir a esta exibição, que vem na sequência de uma actividade iniciada à cerca de três meses e que tem vindo a despertar uma enorme procura e a aumentar continuamente o seu número de praticantes contabilizando-se, neste momento, em cerca de duas dezenas.
Clique na imagem em baixo e veja alguns dos momentos da "I Roda de Capoeira".

25 janeiro 2007
Miklos Fehér - Eternamente nº 29
20 janeiro 2007
Roda de Capoeira em Mira
Este evento vem na sequência de uma actividade iniciada há aproximadamente três meses pela Casa do Benfica em Mira e que conta desde então com grande afluência e procura por parte dos jovens e não só.
O Grupo de Capoeira "movimentos Portugal" e a Casa do Benfica em Mira fazem o convite a todas as pessoas (mais velhos, mais jovens) para virem ao Pavilhão Municipal de Desportos em Mira e connosco passar uma tarde de domingo diferente, assistindo ao mesmo tempo a um grande espectáculo de Capoeira.
As entradas são livres.
07 janeiro 2007
Ano Novo, novos projectos e renovadas ambiçoes!
Um ano em que nós por cá (Casa do Benfica em Mira), apostamos em continuar as actividades já iniciadas e em plena dinâmica de funcionamento (Ginástica e Capoeira), ao mesmo tempo que continuamos a apostar em novas actividades e novos projectos!
Pratica desporto connosco!