Reportagem da Benfica TV, sobre a Gala Final

28 fevereiro 2008

Parabéns Benfica - 104 anos de uma Gloriosa História


O Benfica está de parabéns

» Gala 104º aniversário: Transmissão online no site oficial e no Sapo Vídeos

O Sport Lisboa e Benfica, um dos clubes mais históricos e de maior referência do Mundo, comemora esta quinta-feira, o seu 104.º aniversário, tendo começado a construir uma história gloriosa, reconhecida internacionalmente e que orgulha a família benfiquista, na presidência de José Rosa Rodrigues, com o primeiro dos seus 31 títulos no campeonato nacional a surgir 32 anos depois da sua fundação, quando já havia 26 troféus erguidos (3 campeonatos de Portugal, 9 campeonatos de Lisboa e 14 campeonatos regionais).

Gala de sonho

Uma fundação ocorrida na rua Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, para a qual muito contribuiu Cosme Damião, que, em homenagem do clube, dá o seu nome aos prémios que vão galardoar esta noite, no Casino Estoril, as personalidades e os projectos eleitos como os melhores no ano de 2007 para a família benfiquista (serão atribuídos prémios em oito categorias - Futebolista, Revelação, Atleta de Alta Competição, Treinador do Ano, Modalidade, Projecto de Formação, Projecto do Ano e Inovação).

Além destas distinções, no decorrer da cerimónia, que se iniciará às 19h30, vão também ser atribuídos três galardões muito especiais – Prémio carreira, Prémio Mérito e Dedicação e Prémio Homenagem. Serão momentos inesquecíveis para os galardoados que vão ser testemunhados pelo plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica e pelos elementos dos órgãos sociais.

Trata-se de uma cerimónia que poderá ser seguida, em vídeo, no Site Oficial do Benfica, bem como nos Vídeos Sapo e no site da RTP, sendo presenciada por algumas das mais altas figuras representativas do Desporto e de outras a nível nacional, além de ser um ponto de encontro para muitas das velhas e actuais glórias do Benfica.

Confirmada está também a presença do plantel de futebol do Benfica.

Para animar ainda mais a noite, estão confirmadas as actuações dos Da Weasel, do Órfeão do Benfica e de Maria Rueff.

Estabilidade e crescimento

O clube de maior prestígio nacional celebra o seu 104.º ano de existência em plena fase de firmeza no capítulo financeiro, com o grupo Benfica a apresentar em 2006/07 um crescimento dos proveitos consolidados em 16,2% para um total de 117 milhões de euros, conseguindo-se igualmente uma redução do passivo em 10,4 milhões de euros. Em termos de receitas, o Benfica, tem mantido uma tendência crescente desde 2004, tendo em 2007 alcançado 87,1 milhões de euros contra 55 em 2004, 63 em 2005 e 85 em 2006.

O futebol, o core-business do clube, pese embora estar longe do principal objectivo a nível interno (o título nacional), está hoje na luta pela qualificação da Champions, pela conquista da Taça UEFA e pela final do Jamor. A equipa técnica tem ao seu dispor um grupo de jogadores com experiência internacional e jovens mais-valias casos de Di Maria, Adu e David Luiz.

Ecletismo e competitividade

No capítulo das modalidades, nenhum clube em Portugal é neste momento tão eclético (18 modalidades) como o Benfica que, na sequência do reforço dos níveis de competitividade, luta pelo título nacional nos cinco principais desportos de pavilhão no País: Voleibol (meias-finais do playoff), Basquetebol (primeiro lugar na Proliga), Andebol (quartos-de-final do playoff), Futsal (segundo lugar no campeonato) e Hóquei em Patins (garantido o apuramento para os quartos-de-final do playoff).

E só também o Benfica pode orgulhar-se, em Portugal, de ter nas suas fileiras os atletas com melhores probabilidades de conquistarem medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim: Vanessa Fernandes (Campeã do Mundo e da Europa de Triatlo), Nélson Évora (campeão do Mundo do Triplo Salto) e Telma Monteiro (bicampeã da Europa -52kg).

Uma referência na Formação

Relativamente à Formação, o Benfica, com um centro de estágio e formação ao nível dos melhores do Mundo, com uma equipa de profissionais altamente qualificada no acompanhamento da evolução dos jogadores na vertente desportiva, académica e social e um departamento de prospecção de enorme reputação, apresenta actualmente resultados desportivos nos mais diferentes escalões como há muito não se via:
primeiro lugar nos Infantis, Iniciados e Juvenis e segunda posição nos Juniores.

O Caixa Futebol Campus movimenta presentemente 150 jovens (55 residem no espaço), sendo que os atletas Romeu Ribeiro, Miguel Vítor, Yu Dabao, Rúben Lima, provenientes das camadas jovens, já alinharam pela equipa principal na presente temporada.

A pujança, a visão futura e o papel de Instituição de Utilidade Pública do Benfica na área da Formação reflecte-se igualmente nas mais de 40 escolinhas espalhadas pelo País e no estrangeiro e numa recente aposta num projecto de franchising de escolinhas visando alargar exponencialmente o número de jovens praticantes.

Texto: Victor Pinto

Sem comentários: