Reportagem da Benfica TV, sobre a Gala Final

02 março 2007

Bento – A fera das balizas


A rigidez da sua expressão nunca enganou ninguém. O seu sorriso, de quando em vez amanhecido, também não. Manuel Bento sempre foi, desde a nascença até ao dia do seu falecimento (aos 58 anos, vítima de doença súbita), uma pessoa humilde e dono de uma simpatia muito própria e, acima de tudo, sincera.

Talvez as suas origens o expliquem. Ainda miúdo, já Bento “partia pedra”, conhecendo o duro mundo das obras. O sustento da família era mais importante, naquela altura, do que outras levezas da vida. Leve, levezinho, Bento começou, nessa altura, a despertar uma outra paixão: o futebol. Aos 15 anos deu um novo rumo à sua obra e estreou-se com a camisola do Riachense. Mas não se fale em sonhos. Bem pelo contrário, a realidade de Bento continuava a ser dura, visto que cada treino era uma travessia de quilómetros (feitos, por norma, de bicicleta). A arte de pedreiro, juntamente com a condição física de “ciclista”, complementaram a qualidade que guardava entre mãos. Leve, levezinho (pelo menos para um guarda-redes), Bento pecava pela escassez de centímetros (não era um guardião muito alto), mas sobrava-lhe quilómetros de qualidade. Por isso mesmo, novo, novinho, transferiu-se para o Goleganense, clube da sua terra.


A estória de uma paixão “encarnada”
As suas defesas voaram até Lisboa, onde o Sporting demonstrou interesse. Mas Bento não gostou da forma como os dirigentes leoninos quiserem vê-lo desvinculado do seu clube de sempre e não foi de modas: regressou a casa. Quem aproveitou tal brinde foi o Barreirense. Corria o ano de 1966, andava a Selecção Nacional a encantar meio mundo em terras de Sua Majestade, e o menino Bento tornava-se num reforço da turma da margem sul, satisfazendo o desejo do guardião, ou seja, ressarcindo o Goleganense. Passaram-se dois anos até que Bento obtivesse uma simbólica vitória ao serviço da turma do Barreiro: nem mais, diante do Sporting.
Bento tornou-se, indirectamente, num dos obreiros de mais um título do Benfica – visto que os “leões” até estavam bem lançados para tentar alcançar o ceptro máximo – e desde então que não mais os “encarnados” deixaram de lançar sérias propostas ao Barreirense, tendo em vista a contratação de Manuel Bento.

Em Agosto de 1971, finalmente, chegou ao Benfica, já depois de ter participado na festa de homenagem a Mário Coluna, onde teve o prazer de substituir Lev Yashin. Curioso como, no lugar do melhor guarda-redes de sempre, Bento dava o primeiro passo para se tornar no melhor guardião português de todos os tempos (trata-se de uma opinião que pode ser discutida, claro).
Pela “porta grande”
Felino, guerreiro e uma das caras (e mãos) da mística do Benfica, Manuel Bento tornou-se no senhor das redes do Glorioso ao longo de quase duas décadas, tendo conquistado, no total, 16 títulos. Razão para dizer que é... obra. E só não ganhou, igualmente, a Taça UEFA, porque o Benfica perdeu a final diante do Anderlecht, no início da década de 80. Seria o merecido reconhecimento europeu para uma brilhante carreira onde, entre milagrosas defesas, conseguiu estar 1290 minutos consecutivos sem golos sofrer. Mas mais que sofrer, até chegou a marcar golos (de penalty) em eliminatórias europeias.
O “Homem de Borracha”, como lhe chamavam os jornalistas britânicos também se tornou conhecido pelo mundo fora, tendo defendido as redes lusas no electrizante EURO 84 e no Mundial 86, embora aí tenha vivido a fase mais melindrosa da sua carreira, quando contraiu uma grave lesão num dos treinos realizados após a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Rude golpe para uma Selecção que não mais se endireitou, perdendo com a Polónia e Marrocos e regressando a casa sob o estigma de “Saltillo”.

A sua carreira “durou” até à década de 90, despedindo-se dos relvados, mas seguindo o seu caminho no mundo do futebol enquanto treinador. Reencontrou, no entanto, a felicidade ao serviço do futebol juvenil do Benfica, onde era treinador de guarda-redes. Fica a sensação que tudo acabou cedo demais, mas se olharmos bem para os 58 anos de vida e mais de 40 de carreira de Manuel Bento, então não podemos deixar de concluir que se despediu da vida pela “porta grande”.


Para a história:• Manuel Galrinho Bento• Golegã, 25 de Junho de 1948• Guarda-redes• 18 épocas no Benfica (1972-90)• 466 jogos• 8 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças• 63 Internacionalizações


Texto: Ricardo Soares



Bibliografia: “Grande Enciclopédia DN dos Europeus de Futebol”; “100 Anos, 100 Troféus”; “Memorial Benfica - 100 Glórias”; “História de 50 Anos do Desporto Português de A Bola” e “The World Encyclopedia of Football”.

01 março 2007

Faleceu Manuel Galrinho Bento

Em nota da Direcção do S. L. Benfica (abaixo transcrita), chega até nós uma notícia triste do falecimento daquele que foi com toda a certeza um dos melhores guarda-redes portugueses - BENTO.

A Direcção da Casa do Benfica em Mira vem por este meio associar-se à consternação natural de todos os desportistas em geral e dos benfiquistas em particular, pelo desaparecimento de um ídolo do Glorioso, que jamais será esquecido.
Descansa em paz, Manuel Bento!


"01/03/2007 16:33 Comunicado Direcção do Sport Lisboa e Benfica


Falecimento de Manuel Galrinho Bento


É com profunda consternação que a Direcção do Sport Lisboa e Benfica recebeu hoje a notícia do falecimento de Manuel Galrinho Bento, uma das grandes referências do nosso Clube e do desporto português.


A família benfiquista está mais pobre com a partida do Bento. Foi um dos jogadores com mais presenças na equipa do Benfica, contribuindo para a conquista de 22 títulos. Um guarda-redes de dimensão mundial. E acima de tudo, um grande homem. Depois de terminar a sua carreira de futebolista, continuou ligado ao Clube como treinador de guarda-redes. Actualmente fazia parte dos quadros técnicos do futebol de formação onde passava toda a sua experiência e conhecimentos aos nossos jovens atletas.


Já é grande a saudade que toda a família benfiquista sente pelo desaparecimento deste grande homem, que jamais será esquecido.


À família enlutada a Direcção do Sport Lisboa e Benfica presta as mais sentidas condolências."